Projetos

Produção Textual na Perspectiva do ENEM
Professora: Klebiane Evangelista Nemer

Justificativa
Utilização do ENEM como seleção unificada para o processo seletivo das universidades federais leva-nos a repensar metodologias e estratégias pedagógicas que melhor prepare nossos alunos para a produção de textos dissertativo-argumentativos na tentativa de reestruturar o currículo e desenvolver o senso crítico dos nossos alunos.

Objetivo
Proporcionar aos nossos alunos o esclarecimento sobre os princípios que norteiam a avaliação de produção textual do Exame Nacional do Ensino Médio analisando os critérios de correção e interpretando as propostas de produção.



Saúde e Prevenção nas Escolas
Professoras: Ana Laura de Sousa e Erlange Maria de Freitas

Justificativa
O contexto em que nossos jovens vivem apresenta fatores de risco, que os tornam vulneráveis. Um conjunto de aspectos individuais e sociais aumenta esta fragilidade, sendo necessário, porém, que enfrentemos desafios para minimizar os riscos. Sendo assim é imprescindível que a escola dê suporte integral na formação de cada educando.

Objetivo
Promover ações de prevenção à saúde, proporcionando ao aluno o conhecimento do seu corpo, bem como disciplinando sua mente para elevar a autoestima, promovendo assim os cuidados com a saúde de maneira geral por meio de recursos necessários para sua própria proteção.


Vivenciando a Cidadania
Coordenadores e PCA's

Justificativa
Reza no Estatuto do Idoso, em seu artigo 3º que "É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao laser, ao trabalho, à sociedade, à liberdade, ao respeito e a convivência familiar e comunitária.

Diante de uma perspectiva onde os idosos e os portadores de necessidades especiais não usufruem das mesmas prerrogativas de oportunidades, no tocante aos seus direitos de ir e vir, e demais direitos que todo cidadão, mediante o que diz a constituição, possuem; urge a necessidade de orientar as novas gerações da importância de saber conviver de forma harmônica com o diferente.

Tendo em vista a necessidade de transformar informação em conhecimento é que o espaço escolar da Escola de Ensino Médio Padre Coriolano, apresenta-se como co-responsável por excelência de transmitir os vaores humanistas e uma formação sólida aos alunos, através de dabates e estudos sobre tão nobre temática como: o Estatuto do Idoso e a do Portador de Deficiência e da Defesa da Educação.

Neta perspectiva, a escola entende qye a inclusão e discussão desses temas ajudam na formação de um aluno mais consciente e ativo nas questões que envolvem toda a sociedade, preparando-o para um compromisso com a construção da cidadania.

Objetivo
  • Conhecer o Estatuto do Idoso;
  • Sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de conhecer os valores étnicos necessários para uma boa concicência social;
  • Promover um processo de conscientização e mobilização através de discussões e reflexões sobre os direitos do idoso e do deficiênte;
  • desenvolver os aspectos cognitivos de aprender a conviver com o diferente.


Formando Jovens Leitores
Coordenadores Pedagógicos e PCA-Linguagens e Códigos

Justificativa
O mundo contemporâneo exige dos jovens uma grande necessidade de leitura, a partir da observação de um tempo, de um espaço e de uma cultura diferentes dos nossos e que traduzem o melhor da Literatura enquanto arte: a vida analisada através de grandes obras.

Objetivo
Incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade dos jovens, através de leitura de livros e realizaçãop de atividades que propõem aos alunos uma reflexão sobre os temas e relacionando-os com suas próprias vidas, desenvolvendo, assim, o prazer pela leitura.



Jornal Escolar
Professor Wandel de Aguiar Varela

Constatando a grande dificuldade que os alunos apresentam com relação à leitura e à escrita, decidimos elaborar um projeto com ações voltadas para esses dois aspectos e que os desenvolva significativamente de forma direta e eficaz, levando-os a ler e escrever de forma correta através de suas matérias, onde terão que ler e redigir todas as informações que serão publicadas nas edições do jornal.


A utilização do jornal como recurso didádico para o desenvolvimento da prática discente e docente é um processo que está despontando como extrema necessidade. Visto que para a informação hoje não existe barreira nem de espaço nem de tempo. Tudo o que acontece em qualquer parte do mundo, imediatamente é de domínio público, através dos mais diversos meios de comunicação tecnológicos. O desenvolvimento da atividade discente não pode ficar alheio a esse processo dinâmico dos acontecimentos. As atualidades precisam fazer parte do cotidiano da escola. Nosso objetivo é, portanto, motivar o aluno a usar o jornal como fonte de pesquisa.

O jornal, quando utilizado como ferramenta pedagógica, se torna uma ponte entre a realidade e o ensino, por sua agilidade e proximidade da linguagem com o leitor. Possibilita ao aluno melhorar o entendimento sobre o mundo em que vive, uma vez que o apresenta de forma abrangente, sem recortar a realidade. Contribuindo para a viabilização de um trabalho escolar de natureza interdisciplinar.

Torna-se viável a realização deste projeto, através de parcerias entre alunos e professores, escola e industrias que, juntos, podem torná-lo possível.

Objetivo

Manter a comunidade escolar atualizada com informações culturais, sociais e esportivas, através de um trabalho de pesquisa realizado pelos alunos, com orientação do Centro de Multimeios, Informática e todos os professores, onde os próprios alunos divulgarão, por meio de um jornal escolar, as metérias que produzirão.