Escola

NÚCLEO GESTOR



NOME E LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA

Escola de Ensino Médio Padre Coriolano, localizada no Rua Tenente Joaquim Nogueira de Queiroz, 51, Centro, Pacajus - Ceará. Como ponto de referência podemos citar a Praça Carlos Jereissate que fica a esquerda da escola, na mesma rua, distando apenas cinquenta metros. A escola é de ótima localização, o que facilita o acesso de alunos, professores e funcionários em geral.
A escola funciona também em dois anexos. Na sede do município, a extensão fica na escola “Núcleo de Integração Social do Croatá (EXTENO I)” – com oito turmas, distribuídas nos dois turnos. No distrito de Itaipaba, distando aproximadamente dezoito quilômetros do centro do município, fica a EXTENSÃO II da “Escola de Ensino Fundamental Pedro José” - com três salas apenas no horário noturno.

HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola de Ensino Médio Padre Coriolano, pertencente à 9ª CREDE, foi fundada na década de 40, numa época onde a propaganda oficial não se limitava somente ao ditador, mas também glorificava os interventores, nomeados por Vargas para dirigir os estados. A realidade, no entanto, mostrava que o discurso oficial não passava de retórica inflamada e se revelava nos baixos salários, na persistência do analfabetismo, no precário atendimento dos serviços de saúde e no crescimento das cidades. A falta de infra-estrutura urbana (transporte, habitação, escola, luz, água, esgoto) agravava-se devido ao êxodo rural, provocado pela vinda de migrantes, a maioria deles vindos do interior, que fugiam das secas e do poder dos coronéis. Com a industrialização, as cidades se tornaram mais atrativas para o homem do campo, que foi esquecido pela política do governo. A população brasileira passou a ser urbana.
Época de modernização, época do rádio, o rosto da sociedade brasileira começa a mudar, as fábricas passam a contratar o trabalho das mulheres, que começam a ganhar seu sustento, homens e mulheres trabalham lado a lado. A família tradicional sofre as primeiras modificações. Contudo, o almejado apoio da União aos estados somente se concretizou pela primeira vez, por meio do Decreto nº 4.948 de 14/11/1942, que instituía o Fundo Nacional do Ensino Primário – FNEP. Os estados por sua vez deveriam assinar convênios com os municípios, para que esses aplicassem pelo menos 10% de sua receita na educação elementar. Neste contexto, o estado do Ceará era governado por um Interventor Federal, Francisco Menezes Pimentel, que seguia categoricamente o mesmo discurso oficial de Vargas. Enquanto isto, muitos municípios do interior clamavam a revelia por escolas que viessem a atender a escolarização de sua população.
Nesse mesmo período em Pacajus, cidade que fica distante a 49 km de Fortaleza, era administrada por um Interventor Estadual o Sr. Renato Pessoa de Aguiar. Sendo uma cidade do interior não podia ser diferente da realidade política a que atravessava o país como já foi descrito. A sociedade brasileira se organiza e pressiona Getúlio; que começa o processo de abertura política, isto é o processo de democratização do Brasil. Neste contexto, a comunidade pacajuense reivindicava ao governo municipal e estadual uma escola que viesse atender as suas crianças e jovens, pois sua população aumentava e era necessária mais escola neste município. A comunidade se organiza e de seus anseios e aspirações surgiu as Escolas Reunidas de Guarani.
Fundada aos 22 dias de outubro de 1942, de acordo com o artigo 67 do Regulamento de Instrução Pública, com o nome de Escolas Reunidas de Guarani, nome este por ter sido formada de duas escolas em um mesmo local. Teve como primeiras professoras D. Hermínia Mendonça de Queiroz que lecionava aos meninos, D. Maria Lobo de Abreu que lecionavam as meninas.
A partir de 1977 a entidade sofreu mudança no nome e passa a ser oficialmente denominada Escola de Ensino Fundamental Padre Coriolano em homenagem ao primeiro vigário de Pacajus, que muito contribuiu com a educação deste município. Em 1988, por ter sido implantado o Ensino Médio passou a ser denominada Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Coriolano. Finalmente, em 2009, a escola torna-se escola apenas de Ensino Médio, tendo a denominação “Escola de Ensino Médio Padre Coriolano”.
No início de sua fundação a Escola funcionava em uma casa na rua Coronel Cícero Nogueira de Queiroz, nº 932, transferindo-se depois para o prédio onde permanece atualmente à rua Tenente Joaquim Nogueira de Queiroz, nº 51 em Pacajus-Ceará. O novo prédio foi construído em um terreno doado pela Prefeitura Municipal de Pacajus, na gestão do Sr. Prefeito Celso Nogueira de Oliveira em uma área de 100m² de frente com 100m² de fundos.
Em 1965 foi oficializada a diretoria da Escola, tendo sido nomeada as professoras Lindalva Costa Almeida como diretora e Osanira Nogueira Machado como vice-diretora. Em 1970 foi nomeada outra vice-diretora a professora Hercília Benício de Castro.
Depois de tantos anos na direção da escola, a professora Lindalva se aposenta e em 1989 foi nomeada pelo Governo do Estado a professora Maria de Fátima Gomes Bezerra Nobre para diretora geral. Em maio de 1990 foi nomeada para ocupar o cargo de vice-diretora a professora Maria Leuricléia de Almeida Silva.
Gestão democrática participativa, fruto das reivindicações de todos que fazem a escola pública do Estado do Ceará, então chegou a vez da escola escolher seu núcleo gestor.
Através de eleições no dia 03 de setembro de 1995 foram escolhidas pelo voto de toda comunidade escolar a Diretora Geral Maria de Fátima Gomes Bezerra Nobre e as Diretoras Adjuntas Maria Leuricléia de Almeida Silva e Maria de Fátima Gomes Moraes.
Em 1998 não houve eleição por falta de candidatos, foi indicada pelo Secretário de Educação do Estado a professora e assessora jurídica da SEDUC Maria Janete de Carvalho para preencher o cargo de diretor até que houvesse novas eleições. Os demais membros do núcleo gestor foram nomeados após terem sido selecionados no concurso para diretores, coordenadores pedagógicos, financeiros e gestão.
A professora Janete permaneceu no cargo de diretora até junho de 2000, quando a Secretaria de educação do Ceará ordena que se realize nova eleição, sendo eleita a professora da própria escola Francisca Josefa de Sousa Lima, que permaneceu no cargo até 31 de dezembro de 2001.
A comunidade participa de uma nova eleição para o cargo de diretor em dezembro de 2001, sendo eleita a professora Maria Socorro Freitas Lima. Os cargos de coordenadores e secretário foram preenchidos após aprovação no concurso e entrevista no CREDE 09.
Em novembro de 2004, após prova de conhecimentos e títulos, a Secretária do Estado do Ceará divulga a lista dos aprovados na seleção para cargo de diretor das escolas do estado. Novas eleições foram convocadas, com participação dos alunos, pais de alunos, professores e funcionários, sendo reeleita para o cargo de diretora a professora Maria Socorro Freitas Lima.
Em julho de 2008, o professor José Edinor Santos, que foi coordenador de gestão da escola Padre Coriolano desde 2002, foi indicado a assumir a direção da escola até dezembro de 2008 para concluir o mandato da professora Maria Socorro Freitas Lima.
Mais uma vez, o governo do estado promove seleção para o banco de gestores das escolas públicas. Neste período de seleção, as escolas públicas tiveram gestões interinas indicadas pela Secretaria do Estado do Ceará para promover a transição para a nova gestão. Neste momento, a professora Maria Vera Lúcia da Silva Oliveira assumiu interinamente a direção da escola por três meses, até que houvesse eleições para diretor.
Aos vinte e cinco de março, foi eleito o professor Luciano Alves Nogueira para assumir a direção da Escola por quatro anos. Os coordenadores escolares da atual gestão são: Elisamelry Falcão Silva, Klebiane Nemer, Flavia Regina e Ana Laura Souza dos Santos.
Atualmente a Escola Padre Coriolano funciona com o Ensino Ensino Médio. Com aproximadamente 2.100 alunos, a escola funciona com duas Extensões (NIESC e ITAIPABA) devido a grande demanda do Ensino Médio que está sob a responsabilidade do Estado.
Uma preocupação atual da escola é promover uma formação que possibilite o crescimento intelectual, social e profissional no mundo globalizado.
Para promover esse crescimento, além das aulas convencionais, a escola promove oficinas de incentivo a leitura e escritas, oficinas de raciocínio lógico, aulas de reforço no contra turno, incentivo à participação em olimpíadas nacionais e vestibulares. Atualmente, parte dos alunos de 3º ano fazem um cursinho preparatório para o vestibular que é promovido pelo governo do estado.
Outra foco trabalhado pela escola é a inserção dos alunos no mercado de trabalho. A possibilidade de continuarem estudando e receberem uma formação mais adequada é uma necessidade cada vez mais acentuada para os jovens da atualidade.
Neste ano, a escola tem buscado parcerias que apoiem o primeiro emprego. Já foram feitas algumas seleções para a inserção no mercado de trabalho. Alguns alunos são encaminhados para cursos de formação para o trabalho, onde no decorrer do curso são encaminhados para ocupação remunerada. Temos alunos participando de cursos como: Pró-jovem, Instituto Jandaia, Com.Domínio digital, Primeiro Passo, Pró-jovem trabalhador, E-Jovem.
Apesar de algumas dificuldades, a escola tem se empenhado para desenvolver o sucesso individual dos alunos, assim como o progresso da comunidade pacajuense.

Fonte: Histórico adquirido na secretaria da escola acrescido de informações recentes.

MISSÃO:
A nossa escola tem como missão oferecer serviços educacionais satisfatórios, assegurando uma educação de qualidade, contribuindo assim para a formação de cidadãos críticos conscientes e preparados para os desafios do mundo moderno.
VISÃO DE FUTURO:
Seremos uma escola pública de referência municipal e regional pela qualidade de serviços educacionais prestados, atingindo a excelência na formação intelectual, social e humana .

VALORES: 
- Igualdade- Proporcionamos oportunidades iguais para todos que fazem esta comunidade escolar.
- Democracia- Respeitamos todas as opiniões e assumimos o consenso da comunidade escolar.
- Solidariedade- Somos solidários com a pessoa humana construindo vínculos recíprocos na comunidade escolar.
- Parceria – Valorizamos o trabalho em parcerias considerando cada indivíduo como co-responsável pelas ações desenvolvidas na escola.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS ESCOLARES: 
- Melhorar a qualidade da Educação Básica nas três séries do Ensino Médio.
- Concentrar esforços para aumentar o nível de aprendizagem dos alunos. 
- Ampliar o acesso e elevar os indicadores de permanência e fluxo no Ensino Médio.